segunda-feira, 10 de maio de 2010

10.ª OT - LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS NÃO LITERÁRIOS

No que respeita às competências transversais, o PCT prevê que os alunos desenvolvam e participem em projectos que apelem para uma consciência mais cívica e que simultaneamente se desenvolvam as suas competências de cidadania. Assim, a escola/turma participou activamente num projecto desenvolvido no Agrupamento “núcleo de estudos do 25 de Abril”. Nesse contexto foram muitas as actividades desenvolvidas desde o início do ano, colmatando com uma semana de intensa produção “os dias da revolução” tendo os meios de comunicação social divulgado as mais significativas.


Aproveitando o manancial de notícias, quer escritas, quer da TV digital de Guimarães - http://nucleoestudos25abril.blogspot.com/2010/04/guimaraes-tv.html -  planifiquei uma aula com um “produto de uma situação comunicativa que se configura na realidade”, realidade essa em que os alunos intervieram.

Como refere o programa “Os alunos devem contactar com múltiplos textos em diferentes suportes e formatos, de diferentes tipos e com finalidades distintas, considerando o domínio do literário e o do não literário”. É nesta ultima categoria que se inserem os textos apresentados. Creio que com alunos do 1.º ano, em que a competência leitora não está tão desenvolvida, este tipo de textos será tanto mais compreendido, quanto maior for o conhecimento/ aproximação da criança à realidade descrita, pois a mobilização de saberes (a pré leitura) está facilitada.



















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