segunda-feira, 10 de maio de 2010

9.ª OT - O ensino da leitura e escrita de textos literários

Segundo a autora Sim-Sim “A leitura de poesia alimenta o gosto pela sonoridade da língua (…), pelo poder da linguagem (…) e pelo uso da linguagem poética e simbólica”. Ora, nada melhor que a quadra da Páscoa, só por si já simbólica e poética, para a exploração de um poema temático.


Na poesia a apresentar – A Páscoa na aldeia – “coisas e situações comuns, concretas são representadas linguisticamente de uma maneira diferente” e espero que isso faça com que os alunos activem as suas vivencias e, através da mobilização de saberes, recriem a leitura e escrita, de forma criativa e entusiasta. A poesia tem esse magnífico dom de “criar o gosto pela linguagem escrita devido ao seu carácter lúdico, sonoro, melodioso, visual, polissémico, ambíguo e subjectivo, assim como para desenvolver a capacidade interpretativa; Desenvolve a imaginação, a sensibilidade e estimula a criatividade, contribuindo para formar o sentido estético da criança e iniciando-a na arte em geral”.

O poema foi significativamente alterado para que a linguagem fosse acessível aos alunos. O assunto principal é simples e conhecido, pelo que penso ser possível cumprir o objectivo das “aprendizagens desenvolverem nos alunos comportamentos verbais e não verbais adequados a situações de comunicação com diferentes graus de formalidade.”

A Páscoa é um assunto recorrente, nessa altura do ano, pelo que a temática do texto é relevante para a operacionalização do PCT. A descrição da tradição da quadra festiva que o texto encerra é exactamente aquela que os alunos, na aldeia de Briteiros, estão acostumados.

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