sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

7.ª OT - O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAIS

O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAIS


Com uma forte preocupação na activação dos conhecimentos adquiridos na sessão anterior, comecei a aula com um diálogo muito participado com os alunos. Verifiquei que muito vocabulário estava a ser correctamente empregue e que o contexto espácio-temporal da história “os sete guerreiros da lua” estava apreendido. Os alunos descreveram razoavelmente as imagens do PPT anterior, referindo correctamente os personagens, os lugares, as mercadorias trocadas, a ânsia de regresso a casa dos 7 guerreiros, a festa…


Esta actividade de pré-leitura foi muito importante para posterior desenvolvimento da leitura de partes da história.

Entreguei, então o livro aos alunos (um livro para cada dois alunos) e foi vê-los curiosos, espreitando figuras, comentando cenas. Foi muito interessante este momento. Pela primeira vez os alunos tiveram a história na mão.

Dela, eu tinha retirado excertos para leitura que passei no quadro interactivo, pelo que lhes pedi para irem à página “x” descobrir onde se lia o que estava projectado. Encontraram muito facilmente os vários excertos. Passei à leitura e, muito curioso, houve alunos na turma que conseguiram ler sozinhos e em voz alta, esses excertos enquanto os outros, com os deditos, tentavam acompanhar o texto.

Estes excertos eram depois dissecados em termos de vocabulário e de explicação de conteúdo e daí “saíam” pequenas frases adequadas ao seu nível de conhecimento da língua. Estas frases eram lidas dois a dois e, posteriormente, de forma individual e em alta voz.

Nelas, estava marcada uma palavra (a bolt) para que acerca dela surgissem outras – chuva de ideias – que seriam escritas pelos alunos, no quadro interactivo.

A aula resultou bem, com muito interesse, participação e a certeza de aquisição de novo vocabulário.


Sem comentários:

Enviar um comentário