segunda-feira, 10 de maio de 2010

11.ª OT - Conhecimento Explicito da Língua

Transformar conhecimento linguístico intuitivamente desenvolvido socialmente, em linguagem especializada é a função da escola, que será tanto mais cumprida quanto maior for a consciência da sua necessidade por parte do professor. Este é um caminho que tem de ser bem delineado e sedimentado, recheado de aprendizagens significativas. O aluno tem que paulatinamente ampliar a sua capacidade linguística e aprender sobre a sua língua. O professor terá, pois, de ajudar os alunos a ampliar o conhecimento e a criar redes de relações entre esse conhecimento.

Face às características, alunos do 1.º ano, induzir uma linguagem especializada, aprender sobre a língua e estabelecer relações tem de ser um trabalho meticulosamente preparado, muito contextualizado e numa linguagem muito simples.

Assim, pegando no tema da Primavera, expresso no PCT, começaremos por uma longa conversação de onde será feita uma área vocabular (nomes de flores, animais, cheiros, sabores….). A partir desta partiremos para a construção de frases, mas de forma muito orientada, para se tornar possível trocar GN e GV, ex. o pássaro é amarelo; o cravo é vermelho → o pássaro é vermelho; o cravo é branco. Desta forma pretendo que os alunos entendam que todas as frases formadas têm um grupo nominal e um grupo verbal; que é possível substituir grupos nominais por outros grupos nominais e substituir grupos verbais por outros grupos verbais.


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