segunda-feira, 24 de maio de 2010

12ª OT - Avaliação

Chegados praticamente ao final do ano lectivo, eis o momento ideal para proceder a uma avaliação do desempenho linguístico daqueles que entraram na escola há poucos meses e estão ainda a adaptar/reorganizar o “conhecimento linguístico intuitivamente desenvolvido na sua comunidade de socialização primária … linguagem vernacular, ao conhecimento linguístico desenvolvido na escola através do contacto e uso de uma linguagem especializada”.

A avaliação das aprendizagens tem, entre outras funções, a de “REGULAR o resultado do processo pedagógico de modo a servir de base para decisões pedagógicas referentes ao processo pedagógico de ensino–aprendizagem da língua” de forma a que o professor possa dar o feedback de qualidade e continuado ao aluno

É evidente que, numa sala de aula, a todo o momento o professor está a avaliar, pode é não o fazer de uma forma organizada e consistente. Esta avaliação vai-lhe dando orientações (constitui um farol, um alerta) para a progressão/desenvolvimento que deve dar à aula. Com a aula de hoje pretende-se fazer uma avaliação explicita, orientada e com objectivos bem definidos.

Assim pretendo, a partir de questões formulados sobre um texto (adaptado de uma história sobre a amizade), aferir se na sala existem alunos parecidos com o “Juvenal literal”, a “Conceição Reorganização”, a “Francisca Crítica” ou o “Durval Inferencial”.

Planificação:
Dado tratar-se de uma turma do 1.º ano, antes da apresentação do texto narrativo, passarei a história, que lhe deu origem, em PPT, pois considero importante o recurso à imagem para os alunos melhor compreenderam a escrita. Também é uma forma de mobilizar os conhecimentos para uma melhor prestação posterior.


Não haverá exploração da história – retirada do site http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=ondeestaoosmeusoculos – apenas a sua simples leitura.

A partir daqui os alunos serão confrontados com uma ficha com a história, adaptada a um texto narrativo simples, e respectivas questões. Estas pretendem aferir onde os alunos têm mais dificuldade, se a perguntas literais, opinativas, inferenciais…e se efectivamente o texto foi compreendido e assimilado.

Materiais


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