segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

5.ª OT - O ENSINO DA ORTOGRAFIA

Relevância da experiência de aprendizagem
Segundo os NPLP “Entende-se por escrita o resultado (…) de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e translinguísticos complexos …” Em alunos do 1.º ano este processo só poderá ser, eventualmente, simples nos casos em que existe uma relação biunívoca entre os sons e as letras usadas, mas a escrita vai-se complicando quando essa relação deixa de ser esta, deixando, consequentemente de existir relação entre som e letra (ex. o/u… s/c).


Uma acuidade especial deve ser então dada a estes aprendizes, com muita exercitação fonológica em quaisquer das suas dimensões: silábica, intrassilábica e fonémica. Estas têm uma influência crítica na compreensão do funcionamento do princípio alfabético e, consequentemente, na aprendizagem inicial da leitura e da escrita. “A combinação das tarefas de consciência fonológica com a aprendizagem das correspondências letra-som tem-se revelado muito poderosa na aprendizagem inicial da linguagem escrita.”

Tendo em mente estes pressupostos, esta aula desenvolver-se-á com um forte compromisso entre a oralidade e a escrita, em que os alunos terão de, primeiramente, ouvir-se a si mesmos, numa articulação rigorosa das palavras, sempre em contexto , para a seguir as escrever. Para ajudá-los usarei uma árvore de correspondência som/letra, com recurso à imagem (ppt). Com esta metodologia tentarei que os alunos descubram um novo grafema (m) e a partir daí a aula se desenvolva numa interacção leitura/escrita/criatividade, pois tal como preconiza o NPLP “No que se refere à escrita, a aprendizagem das correspondências som/letra e a compreensão das diferentes funções da escrita serão o ponto de partida, sempre em estreita relação com a aprendizagem da leitura.”

Experiência de aprendizagem: “Para desenvolver a competência de escrita preconiza-se que os alunos vivam situações diversificadas, aprendendo a produzir diferentes tipos de texto. As situações de escrita criadas deverão ser as mais significativas possíveis, para que as crianças interiorizem as diferentes funcionalidades da escrita e se apropriem dos diferentes tipos de texto.” NPLP .

Assim, e em tempo de Natal, recorrerei ao poder do marketing, que envolveu esta quadro com a imagem da popota e a força do seu spot publicitário.
A popota aparecer-nos-á munida de uma mala mágica, para ir às compras.
Esta situação proporcionará momentos de criatividade que, via oralidade, induzirá a escrita.
O conteúdo da mala mágica será uma fonte de novas palavras… novas leitura e, consequentemente novas palavras para escrever.

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