sábado, 28 de novembro de 2009

4.ª OT - Processo de identificação de palavras escritas – o leitor principiante

Planificação da sessão presencial:
Contar a história – O lápis do André – recorrendo ao PPT e ao projector multimédia – e a partir dela, passar para a exploração de palavras, para que os alunos tomem consciência das relações essenciais entre a língua falada e a língua escrita, ex. Lápis, letras, papel, envelope (palavras que estão contextualizadas na história).


Pegar na ideia principal da história (lápis que ajuda André a escrever) e explorar as funções da escrita e da leitura, instigando os alunos à sua descoberta, promovendo também o alargamento do vocabulário aos alunos, em situações explícitas de aprendizagem de técnicas de expressão oral e de mobilização de novos vocábulos que ouviu (e tomou deles consciência).

Explorar a cor do lápis – amarelo - e propor outras cores lilás, azul, laranja….

Construir/visualizar uma árvore de correspondências som/letra

Explorar lista de palavras, onde todas elas têm o fonema (L). Com a ajuda da imagem, levar os alunos a descobrir a sílaba em falta nas palavras dessa lista


Sem comentários:

Enviar um comentário