sábado, 14 de novembro de 2009

3.ª OT - O desenvolvimento da consciência linguística e a sua relevância na aprendizagem inicial da leitura e da escrita.

 Experiência de aprendizagem

• Cantar "O balão do João": um texto cheio de rimas. Identificá-las e assinalá-las, verbalmente, com a ajuda da dramatização.

• Apresentar um conjunto de desenhos, aos pares, com as respectivas palavras, nas quais há omissão de elementos (omissão de sílabas iniciais, finais e centrais). Produzir palavras por alteração, supressão e inserção de elementos. Ex. Vizinho – vinho…

• Articular devidamente as palavras e jogar, oralmente, com elas - Manipular palavras em frases.

• Apresentar um conjunto de palavras (monossílabos e dissílabos) que juntas, duas a duas, formam uma outra palavra (trissílabos e polissílabos). Exemplo: pau+linha = paulinha

• Formar frases com essas palavras: Exemplo: pau+linha - A Paulinha cose a saia com linha azul. O pau rasgou a saia à Paulinha). Manipular palavras (ou grupos de palavras) em frases: expandir, substituir, reduzir, segmentar e deslocar elementos.

• Os alunos serão levados a criar frases.






Sem comentários:

Enviar um comentário